Diferenças entre Eau de Toilette, Eau de Parfum e Eau de Cologne

Você sabe a diferença entre Eau de Parfum e Eau de Toilette? E o Eau de Cologne? Essa dúvida é bem frequente nas pessoas que conhecem os produtos, mas, na prática, desconhecem a diferença entre eles.

Assim, é importante entender as características de cada tipo para poder aproveitá-los de forma adequada. Apesar de serem pequenas sutilezas na fabricação de cada perfume, elas produzem um resultado diferente no corpo das pessoas.

Ficou interessado em conhecer a diferença entre Eau de Parfum, Eau de Toilette e Eau de Cologne? Confira nossa explicação!

 

O segredo está na composição

A principal característica dos três tipos de perfumes que apresentaremos aqui está na composição química de cada produto. Com essas pequenas alterações, essas fragrâncias podem se enquadrar em uma ou outra categoria. Desse modo, vamos conhecer mais sobre eles, logo abaixo.

 

Eau de Parfum

O Eau de Parfum possui uma concentração de essência que pode variar entre 15 e 25%, o que proporciona uma capacidade de fixação muito alta. Nesse sentido, é possível que a fragrância fique no corpo por até 10 horas, o que é um período excelente.

Seu uso é indicado para dias frios ou para a noite, quando o clima é mais ameno. Isso é importante pela essência ser mais "acionada" com o suor da pele, então o clima quente poderia fazer a fragrância ficar realmente com um cheiro forte.

Principais produtos da categoria: 

  • Candy Eau de Parfum, da Prada (feminino);
  • La Belle Eau de Parfum, da Jean-Paul Gaultier (feminino);
  • Bottled Intense Eau de Parfum, da Hugo Boss (masculino);
  • Gentlemen Only Black Tie Eau de Parfum, da Givenchy (masculino).

 

Eau de Toilette

A diferença entre Eau de Parfum e Eau de Toilette diz respeito à quantidade de essência na composição do segundo tipo de perfume. Assim, o Eau de Toilette recebe entre 8 a 10% de essência, o que o torna muito delicado e indicado para países de clima quente, como é o caso do Brasil.

Desse modo, o Eau de Toilette pode durar até 8 horas, o que é um feito bastante considerável, principalmente se considerarmos seu uso em condições onde pode haver suor excessivo, como é o caso dos países tropicais.

Principais produtos da categoria:

  • Very Irresistible Eau de Toilette, da Givenchy (feminino);
  • Shakira Dance Eau de Toilette, da Shakira (feminino);
  • Chrome Azzaro Eau de Toilette, da Azzaro (masculino);
  • L'eau D'issey Sporte Eau de Toilette, da Issey Miyake (masculino).

 

Eau de Cologne

Por último, temos o Eau de Cologne, com concentração de essência que pode variar entre 2 e 5%, e fixação máxima – dependendo das condições de uso – de 6 horas. Assim, o Eau de Cologne é um produto mais discreto, destinado para pessoas que têm um compromisso rápido ou preferem usar algo sutil.

Novamente, climas muito quentes podem ser um problema para os perfumes Eau de Cologne, já que sua fragrância pode se perder facilmente com a transpiração do corpo. Ainda assim, os produtos da categoria são excelentes escolhas.

Principais produtos da categoria:

  • Lime Basil & Mandarin Eau de Cologne, da Jo Malone London (feminino);
  • Hermes Cologne Eau De Mandarine Ambree Eau de Cologne, da Hermes (feminino);
  • Happy For Men Cologne Spray Masculino Eau de Cologne Clinique, da Clinique (masculino);
  • Jo Malone London Incense & Cedrat Eau de Cologne, da Jo Malone London (masculino).

 

Bônus: Parfum

A categoria Parfum é a mais extrema quando o assunto é duração e concentração de essência. Nesse quesito, os perfumes desse estilo podem ultrapassar 30% de fragrância, o que proporciona uma fixação de até 24 horas.

Assim, o Parfum só é recomendado para locais extremamente frios, onde o aroma do produto não ganhará muito destaque, pela ausência de suor, mas conservará a alta capacidade de fixação.

Principais produtos da categoria:

  • Dior Fahrenheit, da Dior (masculino);
  • Terre d’Hermès, da Hermès (masculino);

 

Entendeu a diferença entre Eau de Parfum e Eau de Toilette, e também o Eau de Cologne?

Com diferenças sutis na composição dos perfumes importados e nacionais, os estilos de fragrâncias que apresentamos são de extrema qualidade e adequados para a maioria das ocasiões – bastando apenas respeitar o clima que devem ser utilizados.

Ainda assim, existem muitas marcas de renome no mercado, que oferecem produtos de excelente qualidade e bom gosto. Portanto, escolha seu estilo predileto e procure pelos destaques das categorias que, certamente, não vão fazer você se arrepender.

Publicado em: 07-05-2020