O que fazer quando chegar no aeroporto para sua viagem

Descubra passo a passo por onde começar a sua viagem internacional

Se você está vivendo a fase de preparativos da sua primeira viagem internacional e tem dúvidas sobre o que fazer quando chegar no aeroporto, saiba que essa é uma incerteza bastante comum. Afinal, nem todo mundo costuma viajar com frequência ou pegar avião toda semana, né?

Por isso, a seguir estão reunidas dicas que você precisa saber para esclarecer essa questão e até para aproveitar melhor esse tempinho que antecede o embarque.

Check-in

Depois de vários dias de planejamento – às vezes semanas e até meses –, chega o dia de viajar. 

A primeira coisa a se fazer antes de ir ao aeroporto é confirmar se os documentos pessoais e passagem estão organizados em uma bolsa ou carteira separada do restante da bagagem, para ficar mais fácil na hora de apresentá-los.

Chegando no aeroporto, vá direto fazer o check-in para já pegar o seu cartão de embarque. 

Se você quiser acelerar o processo e evitar filas, saiba que a maioria das companhias aéreas oferecem a opção de check-in online. Para realizá-lo basta ter em mãos o número do seu localizador, fornecido pela companhia aérea no momento da compra da passagem, Passaporte, Visto, CPF e também o seu RG.

Além do check-in online, é possível utilizar os totens que as companhias aéreas possuem para agilizar esse processo. Ao chegar no aeroporto, busque os balcões da empresa pela qual você vai viajar para encontrar esses totens. E, assim como no anterior, você vai precisar do localizador, do RG ou CPF, Passaporte, Visto e pronto.

Basta seguir as instruções da máquina e imprimir ali mesmo seu cartão de embarque.

Apesar do nome, o cartão de embarque nada mais é do que um papel com algumas informações a respeito do seu voo, não espere receber de fato um cartão.

Despacho de bagagens

Se você não sabia o que fazer quando chegar no aeroporto, agora já não está tão perdido assim, certo? Bem, depois do check-in feito, você já pode entregar sua mala, esperar que ela passe pela pesagem e guardar o comprovante que será entregue pelo funcionário do aeroporto indicando que a bagagem é sua.

Esse comprovante pode nem ser exigido, mas é importante guardar, pois alguns procedimentos dependem do aeroporto, companhia aérea e também do funcionário. Então, resista a tentação de amassar e jogar fora.

Quando estiver com sua passagem e livre das malas dirija-se para o portão de embarque indicado no bilhete.

Embarque

O próximo passo é o embarque, etapa que deve ser feita após o check-in e o despacho das bagagens. 

Na sala de embarque, você precisa ter em mãos o cartão de embarque e um documento original com foto. Em voos internacionais, pode ser que seja exigido o seu passaporte também.

Depois de apresentar os documentos, por medidas de segurança, você terá que passar pelo detector de metais.

Ah, e se você quiser que essa etapa seja rápida, sem aquele volta-volta, esteja ciente que é melhor já deixar todos os objetos de metal que você estiver utilizando dentro da bolsa. Assim, você a entrega para o funcionário revistar e pronto, não fica enroscado no detector de metais.

Em voos internacionais, depois de passar por essa etapa, é preciso ir até a imigração. E não precisa se preocupar porque por lá eles só vão conferir seus documentos como visto e passaporte.

Em seguida, confira no cartão de embarque qual o portão de onde o seu voo sairá, observe as placas de localização e vá até seu portão aguardar o chamado para embarcar no avião. Além disso fique de olho nos painéis eletrônicos para conferir o status do voo e se ele não mudou.

No portão de embarque é preciso prestar muita atenção ao que é dito pelos alto-falantes, pois em algum momento será anunciado que o embarque para o seu voo já começou. 

Se for um voo muito movimentado ou um avião com muitos lugares, pode haver uma divisão de acordo com os números das poltronas. Por exemplo: uma fila para os passageiros das poltronas de 1 a 50 ou só para os que estão sentados na parte da frente do avião etc.

Lojas e restaurantes

Se você chegou até aqui, deve estar pensando que embarcar em um voo é rápido e não toma tempo nenhum. Mas acontece que podem ocorrer atrasos, alguns voos internacionais recomendam que o passageiro faça o check-in com muita antecedência, as filas podem estar imensas, entre outras questões.

Aí, nesse caso, o que resta é aproveitar ao máximo esse tempo livre, porque ninguém merece ficar plantado em uma cadeira esperando a hora passar.

Veja algumas dicas de o que fazer quando chegar no aeroporto quando há muito tempo livre sobrando entre as etapas que precedem o embarque:

Tomar um café

Os aeroportos costumam contar com boas cafeterias em suas dependências. Portanto, aproveite para degustar algumas delícias como chocolates importados e outros.

Visitar lojas de presentes

Outra coisa que pode ser feita é garantir umas lembrancinhas já no aeroporto. Para isso, visite as lojas de presente e souvenir antes de embarcar.

Aproveitar para conhecer a Duty Free Dufry

Que tal comprar produtos importados e exclusivos ainda no Brasil, livre de impostos e com facilidade no pagamento? Para isso, basta passar para conhecer a loja Duty Free Dufry presente nos aeroportos.

São bebidas, brinquedos, várias guloseimas, eletrônicos e vários outros itens. É possível aproveitar para garantir unidades avulsas ou packs de várias unidades.

Além disso, ainda é possível fazer a reserva no site de tudo que você deseja comprar. Dessa forma, você ganha mais tempo e comodidade para escolher seus produtos com tranquilidade, sem correr o risco de perder o voo.

Outro benefício é que quando você realiza suas compras ainda no embarque, não há cota alfandegária, o que significa que você pode comprar mais coisas sem ser taxado.

No entanto, é importante conhecer as regras de cotas alfandegárias do país de destino, para não correr o risco de perder os produtos adquiridos por aqui. Fique atento!

Agora que você já sabe o que fazer quando chegar no aeroporto, inclusive como aproveitar o tempo livre, é só embarcar. Boa viagem!

Publicado em: 27-02-2020