Eurotrip: roteiro perfeito para curtir a viagem dos sonhos

Descubra as principais dicas de como aproveitar uma eurotrip pelas capitais de quatro importantes países do Velho Continente

Existem várias maneiras de criar um bom roteiro de eurotrip, onde você poderá passar por países europeus gastando pouco e descobrindo várias culturas distintas. 

Em alguns casos, os viajantes vão escolhendo os países de forma aleatória, deixando que os acontecimentos ditem o rumo da aventura. Mas essa não é uma atitude recomendável.

O ideal em qualquer viagem é planejar bem cada passo a ser dado. Desse modo, as situações de perigo poderão ser evitadas e o tempo destinado para a aventura poderá ser melhor controlado, mesmo que imprevistos aconteçam.

Por isso, preparamos um roteiro perfeito para que você faça a eurotrip dos sonhos. Aproveite para conhecer o que os locais têm a oferecer e faça da viagem uma experiência inesquecível.

Lisboa

A capital de Portugal é o ponto de partida da aventura. E aqui a escolha é apenas geográfica, pois o país está na "borda" da Europa e mais próximo do Brasil.

A cidade portuguesa tem um clima bastante histórico. Com seus prédios imponentes e tradicionais, a capital é cheia de construções antigas, como igrejas, praças e monumentos, mas também oferece opções mais modernas, como parques, praças e comércios – para umas comprinhas, pois ninguém é de ferro.

Busque conhecer os principais pontos turísticos da cidade, como a Torre de Belém, o Castelo de São Jorge e o famoso Teleférico da Expo. Todas essas atrações valem muito a pena.

Madri

Após a passagem pela capital portuguesa, é hora de partir para a capital espanhola. Para isso, uma recomendação é o trem que parte da Estação Oriente e desembarca na Estação de Chamartín, em um trajeto que dura aproximadamente 11 horas e preço médio de 60 euros.

Ao chegar na cidade espanhola, é hora de se preparar para visitar as principais atrações do local. Nesse caso, o Museu do Prado é uma boa pedida. Na sequência, uma visita ao Barrio de Las Letras, um dos bairros mais bonitos e aconchegantes da região é destino certo para curtir restaurantes e bares locais, bem como conhecer a cultura espanhola.

O próximo passo é ir até o Mercado de San Miguel, que oferece as famosas Tapas – comida tipicamente espanhola – e bons drinques regionais. Para finalizar, uma boa recomendação é o Parque del Retiro: um lindo local que une natureza e tranquilidade, bem no centro da cidade.

Com as energias renovadas, chegou a hora de partir para a capital francesa.

Paris

Para chegar até a capital francesa, uma das melhores opções é utilizar o trem que une Madri até Paris. Com uma viagem estimada de 14 horas – ao custo de 148 euros – é possível ir com tranquilidade e segurança de um ponto ao outro.

Já na cidade francesa, o primeiro destino é a Torre Eiffel, que é parada obrigatória para todos os visitantes. Do mesmo modo, a Catedral Notre Dame é um ponto importante da viagem, com sua arquitetura única e cheia de história pra contar. Por último, o Arco do Triunfo certamente vai impressionar com sua arquitetura imponente e com muita energia.

Além desses locais, os museus também são destaques de qualquer visita em Paris. Louvre, claro, Museu d’Orsay e o museu Cidade das Ciências e da Indústria são extremamente recomendados. Aproveite!

Munique

Mais uma vez utilizando o trem, é possível sair de Paris – estação Paris est – e chegar em Munique – estação Muenchen hbf – em pouco mais de 6 horas, com um custo de 40 euros.

Após a viagem tranquila, é possível desembarcar na capital alemã e já aproveitar a tranquilidade dos parques locais, como o Englischer Garten e o Olympiaberg. Na sequência, para relaxar e aproveitar a tradição regional, uma visita à cervejaria Hofbäuhaus é mais que bem-vinda.

Outro bom ponto de parada é o palácio que já foi residência da família real e está aberto ao público. Residenz encanta com sua arquitetura ousada e luxuosa. É, certamente, uma viagem no tempo em poucos minutos.

Por último, uma visita ao Biergartens, ou os típicos "jardins de cerveja" da Alemanha. Sente-se ao ar livre, prove uma iguaria local e beba uma cerveja fresca para fechar o dia com chave de ouro.

Dicas gerais da eurotrip

Para evitar grandes problemas nessa pequena eurotrip, é preciso tomar alguns cuidados básicos nos quatro países:

  • Sempre esteja atento com seus documentos, mantendo-os em lugar seguro e de fácil acesso;
  • Lembre-se sempre de fazer o seguro viagem;
  • Compre um chip com número europeu para não ficar sem internet;
  • Verifique sempre, se há a necessidade de alugar veículos;
  • Ande com powerbanks para recarregar o smartphone;
  • Leve adaptadores universais de tomada;
  • Anote os números de emergência de cada localidade;
  • É possível encontrar os melhores restaurantes estrangeiros em sites como o TripAdvisor. Tome cuidado com estabelecimentos menores e de caráter duvidoso;
  • Tenha sempre a passagem de volta comprada no último país a ser visitado;
  • Ao realizar sua Eurotrip você pode fazer suas compras internacionais pelo site Duty Free e retirar ao desembarcar no aeroporto, dessa forma você evitar ocupar espaço na sua mala e ainda economiza. Reserve itens como: bebidas importadas, perfumes, chocolates e outros produtos exclusivos da loja através do Reserve&Collect.

No geral, seguindo os passos e o roteiro que mencionamos, sua eurotrip tem tudo para ser um sucesso!

Publicado em: 11-02-2020