Check list de viagem internacional

Tudo o que você não pode esquecer antes e depois de embarcar para a sua próxima aventura além fronteira

Se você está prestes a fazer uma viagem para o exterior e quer ficar longe dos imprevistos, é melhor ficar de olho em alguns pontos que não podem ser deixados para trás. 

Documentação, dupla conferência de algumas informações, moeda estrangeira… Veja a seguir o nosso check list viagem internacional e garanta uma viagem tranquila e sem surpresas – do jeito que todo mundo gosta!

Emitir o passaporte

Um item que não pode faltar no seu check list viagem internacional é o passaporte. Afinal, o passaporte dentro da validade é requisito obrigatório para passar pela fronteira da maioria dos países estrangeiros. 

Caso você ainda não tenha esse documento, é necessário providenciar a sua emissão. Veja o passo a passo de como fazer isso:

  • Preencha o formulário eletrônico de solicitação no site da Polícia Federal;

  • Escolha um local e agende a data para apresentação dos documentos pessoalmente a um posto da Polícia Federal;

  • Pague a taxa de emissão do documento (o valor atual é de, em média, R$ 250);

  • Retire o passaporte pronto no prazo informado.

Com o passaporte em mãos, é só conferir se o destino da sua próxima viagem exige ou não o visto. Se sim, entre em contato com a respectiva embaixada para saber qual o passo a passo para a emissão do visto.

Contratar o seguro viagem

O seguro viagem é uma forma de se proteger contra imprevistos relacionados à saúde durante a sua estadia no exterior. As opções mais simples, por exemplo, possuem um custo baixo e oferecem cobertura para despesas médicas e hospitalares em caso de doença ou acidentes em território estrangeiro. 

Ah, e se você tem dúvidas se vale ou não a pena contratar um seguro viagem, lembre-se de que nem todo país oferece atendimento médico gratuito para turistas. E aí sem um seguro viagem, uma simples consulta pode causar um estrago em todo o orçamento da viagem, principalmente quando ninguém está contando com esse tipo de gasto.

É melhor evitar, não é mesmo?!

Emitir o CIVP - Certificado Internacional de Vacinação

O CIVP nada mais é do que uma espécie de carteirinha internacional de vacinação. Por meio desse documento você prova às autoridades de imigração que já tomou determinadas vacinas e está protegido contra diversas doenças. 

Para ter o seu CIVP basta fazer a solicitação à emissão online, esse serviço é gratuito. Veja o passo a passo:

  • Complete o seu cartão de vacinas;

  • Solicite a emissão por meio do preenchimento de um rápido cadastro;

  • Imprima o CIVP.

Confirmar as reservas de hospedagem e voo

O planejamento de uma viagem internacional costuma ser um momento cheio de ansiedade e euforia. Afinal, quem é que não se empolga quando está prestes a embarcar no destino dos sonhos? Isso significa que é muito fácil fazer confusão com as informações de data e horário tanto de voos como de hospedagens. 

Por isso, no check list viagem internacional é essencial separar um tempinho para fazer uma dupla conferência de todas as informações de data e horário importantes para a viagem a fim de evitar imprevistos. 

Comprar moeda estrangeira

Seja qual for o meio de pagamento escolhido para fazer as compras durante a sua viagem ao exterior, é importante garantir certa quantidade de dinheiro em espécie para emergências ou gastos pequenos. Por exemplo, entradas para o museu, combustível do carro, essas coisas.

Por isso, garantir moeda estrangeira antes de embarcar é fundamental.

Antes de comprar, é importante ter certeza de que a casa de câmbio ou instituição financeira possui a devida autorização para operar com câmbio. Essa informação está disponível no site do Banco Central.

Fazer o aviso de viagem dos cartões de crédito e débito

Já imaginou chegar no seu destino e descobrir, no momento de fazer um pagamento, que os seus cartões de crédito e débito estão bloqueados? Isso pode acontecer caso o aviso de viagem não seja feito com antecedência.

Por isso, se você não quer correr esse risco, é preciso fazer o aviso de viagem pela central de atendimento ou pelo aplicativo do seu banco. 

Esse aviso serve para informar a instituição financeira ou a operadora de cartão de crédito que você está no exterior e que as compras feitas no período da sua viagem não são fraude, são compras suas mesmo.

Visitar uma loja Duty Free Dufry no aeroporto

Fazer uma viagem internacional também significa aproveitar para comprar produtos importados e também produtos exclusivos. Para isso, uma visita ao site Duty Free Dufry é obrigatória no seu check list viagem internacional.

São perfumes importados, bebidas, brinquedos, eletrônicos, cosméticos e uma enorme variedade de outros produtos para abastecer o seu guarda-roupa ou presentear as pessoas queridas.

Uma das principais vantagens de comprar esses itens no site é que você pode reservar tudo online, possibilitando não só congelar os descontos, mas também evitar filas.

Podemos destacar também:

  • Possibilidade de comprar packs de produtos contendo várias unidades e preço promocional;

  • Possibilidade de reservar com até 24h de antecedência para os aeroportos de GRU e GIG

  • Possibilidade de comprar parcelado no cartão de crédito (cartões Mastercard e Santander);

  • Possibilidade de reservar os produtos que deseja comprar e congelar descontos;

  • Possibilidade de comprar produtos, mesmo frágeis, e retirar na chegada, sem precisar se preocupar com espaço na bagagem.

E aí, curtiu a sugestão de check list viagem internacional? Seguindo essa lista a chance dos imprevistos aparecerem vão reduzir bastante, você vai ver. Aproveita para compartilhar as dicas com aqueles seus amigos que também estão prestes a embarcar para o exterior. Boa viagem!

Publicado em: 12-02-2020