O que pode levar na bagagem de mão em voo internacional?

Viajar é tudo de bom. Na verdade, é tão bom que é muito comum sentir aquela ansiedadezinha nos dias que precedem o embarque. O problema é que essa agitação toda pode fazer você se atrapalhar no planejamento – e isso não é bom para ninguém.

Quando o assunto é viagem, a bagagem de mão costuma gerar dúvidas, e este conteúdo serve justamente para esclarecer as principais delas. 

Descubra a seguir o que pode levar na bagagem de mão voo internacional e prepare-se para a sua próxima aventura além fronteira.

 

O que é bagagem de mão?

Em viagens aéreas, existem dois tipos de bagagem: a despachada e a de mão. A despachada vai no porão do avião, e deve ser entregue aos funcionários da companhia aérea antes do embarque.  

Já a bagagem de mão é aquela que o passageiro leva consigo dentro do avião e normalmente guarda no maleiro, que fica acima de sua cabeça. 

No caso dos dois tipos de bagagem, cada companhia aérea tem seus próprios limites de volume. Portanto, é necessário consultar com antecedência.

Quanto ao peso, de acordo com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a bagagem de mão deve ter peso máximo de 10 kg.

 

O que é permitido levar na bagagem de mão?

Na dúvida sobre o que pode levar na bagagem de mão voo internacional, lembre-se que essa mala vai com você dentro do avião. 

Ou seja, opte por guardar na sua bagagem itens de valor como câmeras, computadores, drones; itens frágeis como perfumes, cosméticos, entre outros e itens que você precisa ter consigo como medicamentos e carregador de celular.

Além disso, como sempre existe a possibilidade da mala acabar extraviada, há quem recomende levar também alguns "itens de emergência" na bagagem de mão para o caso dessa situação acontecer. Veja alguns deles:

  • Itens de higiene pessoal – escova de dentes, sabonete, pente para cabelo
  • Troca de roupa – calça e blusa leves, um casaco de frio e um par de sapatos
  • Uma manta para caso o clima esfrie.
  • Sacolas plásticas ou saco de pano para armazenar roupas sujas

 

O que não é permitido?

Agora que você já sabe o que pode levar na bagagem de mão voo internacional, é hora de descobrir o que NÃO pode. Afinal, para promover a segurança de todos os passageiros, existem regras quanto a presença de alguns itens na mala de mão. Veja:

Líquidos

Qualquer tipo de líquido só pode ser transportado em quantidades até 100 ml em cada frasco. 

Essa regra vale para óleo de banho, loção hidratante, enxaguante bucal, pasta de dentes, gel, removedor de maquiagem, loção de limpeza facial, tônico de limpeza, shampoo, condicionador, spray para cabelo, sabonete, gel, cremes, gloss, base líquida, rímel de base líquida, entre outros.

Portanto, compre frascos de até 100 ml para levar parte dos seus cosméticos com você e coloque o restante da embalagem na mala despachada.

Objetos cortantes

Não podem ser levados na mala de mão quaisquer objetos cortantes ou perfurantes, tais como canivetes, tesouras de unha e demais itens pontiagudos. Independentemente se são ou não objetos de valor. 

Se estiver planejando levar qualquer objeto cortante para a viagem, mesmo que não tenha sido listado aqui, fique ciente que você terá que colocá-lo na bagagem despachada.

 

É permitido levar mais de 100 ml de líquido no caso de medicamentos?

A regra dos 100 ml vale para qualquer tipo de líquido, mas no caso dos medicamentos pode haver uma exceção. 

Se durante o período do voo for necessário o passageiro consumir mais de 100 ml de qualquer medicamento líquido, para que a companhia aérea libere o transporte na bagagem de mão, é necessário apresentar a prescrição médica que comprove.

 

É permitido transportar bebidas alcoólicas na bagagem de mão?

Sim, é possível, mas nesse caso há duas regras: o volume total da garrafa não pode ser maior do que 100 ml, e o teor alcoólico deve ser menor do que 70%.

No entanto, caso a bebida tenha sido adquirida em um dos free shops do aeroporto, não há o limite de 100 ml, mas a restrição quanto ao teor alcoólico permanece.

 

Dá para reservar itens no free shop e retirar na volta para não ultrapassar o limite de peso da bagagem?

Sim, você pode reservar os produtos que quer comprar antes de embarcar acessando o site Duty Free Dufry. Escolha entre eletrônicos, perfumes, bebidas alcoólicas e vários outros itens, faça a reserva e retire no aeroporto, na viagem de ida ou de volta.

Assim, dá para comprar aquelas garrafas de bebida na volta, depois do desembarque, sem correr o risco de que elas quebrem quando despachadas ou ultrapassem o limite de peso da bagagem. 

 

Ao reservar produtos é possível também pagar carga tributária reduzida, garantir produtos exclusivos e não correr o risco de ficar sem aquele perfume que você está querendo há tanto tempo.


Esclareceu todas as dúvidas sobre o que pode levar na bagagem de mão voo internacional? Aproveite para fazer as suas malas do jeito certo e boa viagem!

Publicado em: 19-05-2020