Avião em cruzeiro voando sobre nuvens. A imagem mostra à frente um lindo pôr do sol e o avião parece estar fazendo uma leve curva para a direita.

Saúde nas alturas

Aproveite ao máximo a sua viagem de avião. Chega de Jetlag

Medo de voar? Dificuldade de relaxar? Confira abaixo dicas imperdíveis para ter experiências melhores nos ares.

Voar nem sempre é uma experiência natural, aliás, para muita gente, chega a ser um momento incômodo. Por mais que viajar seja bom, conhecer novos lugares seja uma experiência legal, nem todo mundo consegue controlar o medo de estar em um aeronave.

Muito disso pode vir do desconhecido, da falta de costume. Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a passar por esses momentos de maneira mais agradável. Veja e viaje muito melhor:

1 - Planejamento evita dores de cabeça

Você sabe que a sua viagem começa bem antes de você embarcar num avião, certo? Do momento em que você começa a planejar, escolher o destino, checar milhas ou preços de passagens, você já está vivenciando a viagem.

Por isso, confira bem tudo o que pode te impactar na sua viagem, antes de entrar no avião. Por exemplo: não chegue atrasado no aeroporto, isso vai te acelerar e fazer com que enfrente momentos intensos e estressantes antes de saber ou não se vai conseguir embarcar.

Faça o check-in antecipado e verifique ainda quantas horas o seu voo vai levar, isso influencia muito em como você vai lidar com o seu tempo, os seus medos. Entre no avião despreocupado, você vai agradecer e poder relaxar.

2 - Cuide da sua pele

O ar da aeronave é extremamente seco. Por isso, durante um voo, seja a duração que for, você já começa a sentir a pele ficar ressecada. Isso acontece porque o ar que entra na cabine do avião chega a temperaturas para lá de baixas. Algo em torno dos 10 graus. Ou seja, isso é o equivalente a umidade encontrada nos desertos mais secos do mundo.

Quem tem a pele seca, percebe ela ficando ainda mais seca e quem tem a pele oleosa percebe o óleo tomando conta de tudo. Sendo assim, é essencial que alguns produtos não saiam da sua bagagem de mão. O objetivo deve ser manter a sua pele hidratada.

Hidratante

Aplique sempre que sentir a pele ficando mais ressecada. A quantidade de vezes que você vai aplicar, depende da duração do seu voo.

Hidratante para as mãos

Elas também precisam de uma hidratação especial. Não esqueça de utilizar o seu produto preferido para deixar suas mãos suaves durante o voo.

Lencinhos demaquilantes

Se você não abre mão de estar maquiada andando pelo aeroporto é importante que saiba que durante o voo, principalmente se forem aqueles mais longos, o mais indicado é a sua pele descansar. Remova a maquiagem com um demaquilante ou lenço de limpeza da sua preferência e hidrate a pele para manter a sensação de frescor e saúde.

Protetor labial

Os lábios também merecem uma atenção especial. Para evitar lábios ressecados não deixe de hidratá-los e beber bastante água.

3- Viaje com as roupas adequadas

Não há nada pior do que passar muitas horas num voo se sentindo desconfortável. Escolha uma roupa que seja leve e que você se sinta bem, na medida do possível. Lembre-se de que o avião costuma ter um ar condicionado bem forte, então esteja preparado para as duas situações: conforto e frio.

4 - Escolha bem o seu lugar no avião

Foto tirada de trás do avião onde os passageiros aparecem sentados em seus assentos. Um dos passageiros, um senhor calvo, vestido com uma camisa listrada de verde, parece assustado com as mãos sobre a boca. Ele está com o corpo inclinado, de modo que consegue ver todo o corredor da aeronave.

Sabia que a parte da frente da aeronave balança muito menos do que a parte de trás? Se você tem mais medo com os solavancos que, às vezes, o avião dá, escolha um assento na parte da frente ou ao menos acima da asa do avião, esse é o lugar mais estável.

Além de sentir menos as turbulências, você vai estar bem pertinho dos comissários, e por mais que pareça bobo, ver a forma natural com que eles agem durante esses momentos de tensão pode te acalmar. Se quiser, por que não, bater um papo com eles?

5 - Leve algo para se distrair

Tem gente que dorme tranquilamente durante o voo, outras pessoas ficam tão tensas que acabam ficando acordadas todo o tempo, e ainda pensando em situações ruins que poderiam acontecer.

Essa dica vai te ajudar a ter uma viagem mais agradável: leve um livro, uma revista, um fone de ouvido para escutar as músicas que você gosta ou até para assistir um filme. Quem é amante dos videogames os portáteis ajudam e muito a passar o tempo. Nessa horas, até “paciência” é uma ótima distração.

6 - Vai viajar com bebê? Veja isto!

Seu bebê ainda mama e você se sente constrangida para amamentá-lo durante o voo? Não se sinta assim, é uma necessidade do seu bebê e você pode levar uma manta para te cobrir, caso isso faça você se sentir mais confortável.

Deixar o bebê mamando ou chupando uma chupeta na hora da decolagem ou aterrissagem vai ajudá-lo a não sentir tanto a pressão nos ouvidos. Ah, e se precisar trocar seu bebê durante o voo, pergunte a alguma comissária qual o procedimento. Alguns lugares possuem fraldário.

7 - Para relaxar: exercícios de meditação e respiração adequada

Relaxar é tudo, ainda mais se você estiver fazendo um voo longo. Hoje em dia a tecnologia nos auxilia até nesse aspecto. Existem vários vídeos na internet que podem te ajudar a meditar, uma espécie de meditação guiada. Alguns aplicativos de celular também são ótimos para isso.

Ouvir músicas relaxantes é uma boa também, elas podem acalmar, e outra grande ajuda pode ser tentar alguns tipos de respiração para ajudar a controlar a ansiedade. Por exemplo, inspire e respire de calmamente por 3 vezes. Isso vai ser o suficiente para começar a te acalmar.

8 - Levante-se e estique as pernas

Viagens internacionais podem ser muito cruéis para o seu corpo, e por mais que a sua poltrona seja confortável, não é aconselhável que você passe de 8 a 10 horas sentado. Escute o seu corpo, ele é muito inteligente e vai te avisar em forma de desconforto ou de dor quando você precisa agir.

Assim que sentir os sinais, dê uma levantada, vá até o banheiro. Estique as pernas e deixe o sangue circular. Você vai agradecer quando chegar ao seu destino!

9 - Hidrate-se e durma

Use e abuse de acessórios para dormir. Máscara, tampões de ouvido e almofadas para o pescoço são algumas das peças que podem te ajudar.

Tome bastante água também, não fique com medo de ter que ir ao banheiro, é hora de pensar na saúde e chegar saudável ao seu destino.

10 - Como lidar melhor com o medo!

Você sabia que o medo é um mecanismo de defesa do nosso cérebro? Ele serve para nos manter longe do perigo, por isso as pessoas que têm mais medo da sensação de voar sofrem tanto. A nossa mente trabalha com intensidade para nos fazer pensar em coisas negativas.

Por isso, pense bem sobre o seu caso: O que você sente? É só um frio na barriga que dura alguns minutos? É algo mais grave que te faz ter reações físicas como desmaiar? Você consegue embarcar, ou nem isso?

Em casos mais graves, busque uma ajuda psicológica, existem profissionais especializados em tratamentos para perder o medo de avião. Nos mais amenos, buscar formas de relaxar ajuda: tem gente que toma um drink durante o voo, que toma algum relaxante para voos mais longos, ou até melhoram com uma boa conversa para se distrair.

Se você chegar a ter alguma crise de pânico ou ansiedade durante o voo, não se acanhe em chamar um comissário de bordo, eles são treinados para lidar com esse tipo de situação e vão poder te ajudar.

11 - Dor de ouvido? Saiba como resolver!

Já se perguntou por que o seu ouvido dói quando você voa? Geralmente, a dor é mais intensa na hora de aterrissar e isso acontece com algumas pessoas por causa da mudança na pressão do ar.

Não é todo mundo que sente isso, a dor de ouvido se agrava em pessoas que têm problemas respiratórios. Mas, o que fazer para melhorar esse desconforto? Em situações mais amenas, apenas bocejar, engolir saliva ou até mascar chiclete pode ajudar.

Em casos mais graves, é indicado que você procure um médico para discutir a necessidade de um medicamento, algumas pessoas podem sentir dores insuportáveis na aterrissagem, e pior do que isso, comprometer a audição caso a pressão cause danos maiores.

12 - Foque no seu objetivo com a viagem

Às vezes é difícil passar por algumas situações, mas ajuda muito se você parar um pouco de pensar onde você está e no que você vai fazer quando chegar ao local. Você pode usar o seu tempo de voo para finalizar alguns planos da viagem.

Não esqueça ainda que, ao desembarcar, você pode encontrar uma loja Duty Free. Dá para aproveitar vários itens como perfumes, eletrônicos, cosméticos, e mais livres de impostos. Ah, e agora dá para reservar produtos com descontos especiais, quem sabe você não escolhe algo e retira na loja quando chegar ao seu destino?

JetLag? O que fazer?

Além das dores de ouvido, incômodo com a pressurização e uma série de outras coisas que podem atrapalhar o conforto da sua viagem de avião há um problema um pouco mais complexo de resolver. É o caso do JetLag!

O Jetlag nada mais é do que uma fadiga, cansaço do corpo que está adaptado a uma rotina e fuso horário e de repente se vê em uma situação totalmente desconhecida. Por mais que não tenhamos horários corretos para nos alimentar, dormir ou praticar exercícios, temos um tempo no qual nosso corpo está acostumado. Quando desembarcamos em um destino com muita diferença de fuso horário o corpo acaba sentindo.

Mesmo que você não possa ter a certeza se vai ter, ou não, jetlag, algumas atitudes podem ajudar a evitar. Por exemplo, tente chegar de dia no seu destino, assim vai ficar mais fácil para se acostumar com o fuso horário.

Evite ingerir bebidas alcoólicas no voo. Por mais que seja tentador, o álcool aumenta a sensação de cansaço do corpo, portanto tente evitar, ao menos durante o voo.

Não tome remédios para dormir pois eles podem acentuar os efeitos do Jetlag. Se você tiver dificuldades para descansar, aposte em um chá de Camomila que vai ser melhor.

Ajuste o seu relógio assim que entrar no avião para o horário que vai ter no seu destino. Assim, você vai se acostumando com a hora e não sente tanto quando desembarcar.

Gostou das nossas dicas? Lembre-se sempre de se cuidar e proteger durante suas viagens para aproveitar ao máximo as férias. E para te ajudar a não se preocupar com mais nada o Duty Free Dufry oferece o serviço de reservam garantindo a disponibilidade dos produtos que você deseja em nossa loja antes mesmo de você embarcar. Reservando você ainda aproveita descontos exclusivos, evita filas e economiza espaço na mala, tudo isso totalmente de graça!

Depois de experimentar os produtos não esqueça de avaliar as que mais gostou no site e lembre-se de compartilhar sua visita à nossa loja nas redes sociais utilizando a hashtag #EuAmoDutyFree!