Guia de Espumantes e Vinhos para a Ceia de Natal

Confira nossa lista de bebidas especiais para tornar sua ceia ainda mais deliciosa!

Uma das épocas mais esperadas do ano está chegando e, com ela, a oportunidade de confraternizar com a família e amigos, saboreando comidas típicas do fim de ano e apreciando as melhores bebidas de natal.

Por isso, montamos um guia especial para você apreciar os melhores espumantes e melhores vinhos, tornando toda a festança ainda melhor. Fique ligado até o final do conteúdo!

Tipos de espumantes para o natal

Possibilidade de comprar packs das suas bebidas favoritas

Champagnes

Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier são os tipos de uvas que dão origens aos champagne, produzidos obrigatoriamente na França e apreciados pelo mundo inteiro. A partir do método de elaboração Tradicional ou Champenoise, onde a segunda fermentação acontece já dentro da garrafa, é obtida uma das bebidas mais requintadas do planeta.

E uma boa champagne vai bem com a maioria das comidas de natal, principalmente as carnes e comidas mais temperadas. Mas, para não errar na escolha, opte pelas marcas Moet & Chandon, Veuve Clicquot ou Ruinart.

Cava

Os Cavas também utilizam o método Tradicional ou Champenoise na fabricação, mas sua origem é praticamente toda concentrada na Espanha. O espumante Cava, assim como os champagnes, também harmonizam bem com carnes e outros tipos de comidas mais temperadas e fortes.

O Cava Freixenet Ice Rose Semi é uma boa opção para explorar e apreciar nessa categoria de espumante.

Prosecco

Os espumantes do estilo são produzidos no nordeste da Itália, onde a uva do tipo Glera dá todo o sabor para a famosa bebida, resultando na criação dos melhores espumantes do planeta. Sua segunda fermentação acontece em tanques de inox, através do método Charmat, que confere o sabor final ao produto.

Assim como os outros dois tipos, os espumantes do tipo Prosecco são coringas entre as bebidas de natal, pois combinam com uma variedade imensa de alimentos sem muita dificuldade.

Entre os melhores vinhos, podemos recomendar o Chardonnay Jacob's Creek, Chardonnay Nederburg e o Chablis Barton & Guestier. Todos são excelentes escolhas para a época do natal.

Espumante

Melhores vinhos e melhores espumantes: harmonize com estilo

Isenção do pagamento de IOF

Agora que você conheceu as principais características dos melhores vinhos e melhores espumantes, já pode escolher entre as diversas opções para compor as bebidas de natal. Dependendo do cardápio planejado, é fácil encontrar a bebida ideal para a ocasião, o que tornará a festa um sucesso.

Portanto, siga as nossas recomendações, aproveite os produtos que indicamos e tenha uma ceia de natal cheia de felicidade e, claro, boas comidas e deliciosas bebidas. Ah! E lembre-se de beber com responsabilidade e não dirigir se degustar qualquer produto alcoólico.

Para não errar na escolha, recomendamos o Espumante Prosecco Brut Bellussi para apreciação no período natalino.

Tipos de vinhos para o natal

Carga de impostos reduzida

Tintos

Os vinhos do tipo tinto são os mais populares no Brasil, com sua origem acontecendo a partir da fermentação do suco de uvas pretas ou tintas. Dentre as mais famosas, que produzem os melhores vinhos, podemos destacar a Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec e Pinot Noir.

Esse tipo de vinho combina bastante com carnes vermelhas e pratos com bastante gordura, ambos com forte presença nas mesas brasileiras, principalmente no período de natal.

Outro ponto alto desse vinho é sua capacidade medicinal, onde polifenóis – presentes nas cascas das uvas – auxiliam no combate eficiente de toxinas corporais. No entanto, apenas uma pequena dose – algo em torno de uma taça – é recomendada para tal efeito.

Sobre os produtos, as marcas Terrazas, Torres e Valdivieso oferecem excelentes opções de vinhos para apreciação dos paladares mais exigentes.

Rosé

Os vinhos rosés são igualmente famosos no Brasil, sendo uma ótima opção de refrescância e sabor para dias quentes. Concebidos a partir de uvas tintas, seu processo de produção não inclui as cascas das uvas, o que resulta em um líquido mais suave e de tonalidade mais clara.

Na harmonização com pratos, os vinhos do tipo rosé combinam com escolhas mais leves, como peixes, frutos do mar e carnes com pouca gordura. Sendo assim, esse estilo de vinho é bem recomendado em regiões brasileiras onde há forte calor, considerando o período natalino, para uma melhor apreciação.

Algumas marcas recomendadas são a Nederburg, Veuve Clicquot e Michel Lynch.

Brancos

Pouco popular no Brasil, mas bastante saboroso se compararmos com seus "irmãos", o vinho branco tem sabor mais frutado e uma coloração com tendência dourada.

Essa variação de vinho é, normalmente, servida gelada e combina muito bem com frutos-do-mar e peixes. Por sinal, essa característica o coloca como uma boa opção de bebida de natal, já que sua refrescância é fundamental para combater os dias quentes do verão brasileiro.

A uva do tipo Chardonnay é a mais popular entre os vinhos brancos, sendo também a dominante na produção dos espumantes franceses, que mencionamos no início deste conteúdo.

Vinhos