Duty Free

Guia de compras Duty Free: tudo o que você precisa saber!

Esclareça as principais dúvidas sobre as compras da sua viagem

Viajar traz consigo a oportunidade de conhecer lugares lindos, descansar e aproveitar a companhia de pessoas queridas. Mas não é só isso. No caso das viagens internacionais, muitos aproveitam também para fazer compras.

Afinal, existem vários itens que são difíceis de encontrar em lojas brasileiras e que valem a pena serem adquiridos no exterior e nas lojas Duty Free como bebidas, acessórios, perfumes, cosméticos, entre outros.

Quer saber por que vale a pena passar na Duty Free para fazer as suas compras?Confira a seguir os principais motivos e esclareça suas dúvidas!

Possibilidade de comprar packs das suas bebidas favoritas

Possibilidade de comprar packs das suas bebidas favoritas

Uma das grandes vantagens é a possibilidade de comprar packs contendo várias unidades de um mesmo produto por um preço promocional. Ou seja, comprando uma quantidade maior, é possível pagar um valor mais baixo do que o da unidade avulsa, levando ainda mais produtos para casa.

Sabe aquelas garrafas de whisky importado que você quer servir em seu casamento, mas que custam muito caro no Brasil? Ou aquelas garrafas de destilado que você adora e que são as primeiras a esvaziar do barzinho da sua casa? A melhor forma de adquiri-las em grande quantidade – e aproveitá-las por mais tempo – é fazendo sua reserva no Duty Free.

Imagine que você decida comprar 12 garrafas de whisky e 12 garrafas de vodka, por exemplo, que é o limite máximo de garrafas de bebida que podem ser adquiridas. Sem chance de trazer tudo isso do exterior dentro da mala despachada, pagar pelo adicional de peso extra e torcer para que nenhuma delas quebre.

Na Duty Free você já faz a sua reserva no site garantindo que os produtos que deseja estarão disponíveis, além de preços promocionais. Assim, você não precisa se preocupar com filas, bagagem, incidência de IOF e leva tudo para casa na maior tranquilidade.

Isenção do pagamento de IOF

Isenção do pagamento de IOF

Outra vantagem no Duty Free do Brasil é a possibilidade de comprar produtos importados, sem pagar pelo imposto IOF.

IOF é a sigla para Imposto sobre Operações Financeiras, um tributo criado em 1966 e que incide sobre operações de crédito, câmbio e seguros, além de operação titular e de valores imobiliários, como bolsa de valores ou fundo imobiliário.

Falando especificamente das compras internacionais, ao usar o cartão de crédito ou débito no exterior, incide a alíquota de 6,38% por compra. Ou seja, antes de passar o cartão, é preciso colocar na ponta do lápis se vale mesmo a pena adquirir alguns produtos no exterior.

Carga de impostos reduzida

Carga de impostos reduzida

Ainda falando em imposto, os brasileiros são os que mais sentem no bolso ao fazer suas comprinhas no próprio país. Afinal, na lista de países com maior carga tributária do mundo, o Brasil ocupa o segundo lugar – perdendo somente para Cuba.

Isso significa que muitos itens, principalmente os importados, ficam salgados após chegarem em território nacional e receberem a carga de impostos para serem vendidos.

Nesse cenário de altos tributos, quando existe a chance de comprar perfumes, cosméticos, bebidas e centenas de outros itens com carga de impostos reduzida, não dá para desperdiçar, né?

Por isso, outro motivo para fazer as suas reservas e compras no Duty Free, diz respeito a economia no pagamento de tributos.

Parcelamento das compras

Parcelamento das compras

Você sabia que o parcelamento de compras no exterior não é comum? Pois é. Por isso, se a sua ideia é deixar para adquirir cosméticos ou eletrônicos ao chegar em seu destino internacional, já pensando no parcelamento, é melhor pensar de novo.

Para aproveitar preços mais baixos do que os praticados no Brasil e também parcelar as suas compras em até 12x sem juros, só no Duty Free.

Promoção menor preço garantido

Promoção menor preço garantido

Caso você tenha comprado no Duty Free do Brasil e tenha encontrado um produto idêntico, mais barato, em outra loja Duty Free internacional que tenha visitado, ou no mercado local, a Dufry cobre a diferença. Basta enviar um e-mail com a comprovação para ser reembolsado com a diferença.

Saiba mais sobre essa campanha diretamente na página da promoção Menor Preço Garantido, no site Duty Free.

Comodidade na reserva de produtos

Comodidade na reserva de produtos

Já está com a viagem marcada e quer muito adquirir alguns itens específicos na Duty Free, seja pelo preço promocional ou por estar realmente precisando deles? Então, não arrisque: reserve!

Basta acessar o site Duty Free, buscar pelos produtos que você deseja adquirir e solicitar a sua reserva sem custo algum. Veja as principais vantagens desse serviço:


  • Economia de tempo: basta ir até a loja, apresentar a passagem aérea e o documento informado no momento da reserva, e fazer o pagamento;
  • Garantia de preços: uma promoção de hoje pode não estar disponível no dia do seu embarque. Por isso, ao solicitar a reserva, é possível "segurar" as promoções até a retirada;
  • Caixa preferencial: para evitar atrasos e facilitar ainda mais a vida dos clientes, as lojas Duty Free contam com atendimento preferencial para retirada e pagamento das suas reservas.

Quais os melhores produtos para comprar no Duty Free?

 Quais os melhores produtos para comprar no Duty Free?

Os produtos que os passageiros mais adquirem no Duty Free são aqueles disponíveis em packs, os produtos exclusivos ou versões limitadas, aqueles que não são encontrados facilmente no Brasil e os que custam muito caro em território nacional.

Nesse grupo estão as bebidas, perfumes, cosméticos e alguns tipos de chocolate que costumam ser os preferidos. Mas o melhor a se fazer é ficar sempre de olho nas oportunidades.

Existe quantidade máxima de compras?

Existe quantidade máxima de compras?

Antes de fazer as suas compras, é importante se atentar às cotas alfandegárias tanto da chegada quanto do país destino. No site Duty Free é possível consultar as cotas alfandegárias da chegada. Veja quais são elas:


  • Até 24 garrafas de bebidas alcoólicas, com um valor máximo de 12 unidades por categoria. (Por exemplo: 12 garrafas de vinho, 12 de whisky, etc.);
  • Até 250g de tabaco preparado para cachimbo;
  • Até 20 maços de cigarros de produção estrangeira (400 unidades no total);
  • Até 25 unidades de charutos;
  • Até 10 produtos de perfumaria (perfumes e cosméticos);
  • Até 3 relógios;
  • Até 3 brinquedos, jogos ou dispositivos elétricos e eletrônicos.

Agora que você já sabe quais os motivos para comprar no Duty Free e por que vale a pena, é hora de programar as suas comprinhas da próxima viagem!